ANP aperfeiçoa relação com produtores de biodiesel

// 30 outubro 2009 // Biodiesel, Usinas

ANPDepois de uma maratona de viagens e congressos, incluindo os da semana passada (Congresso de P & D em Petróleo e Gás – Fortaleza e a Conferência BiodieselBR – Curitiba) participei na ANP do I Seminário para Produtores de Biodiesel.

O evento foi um sucesso. Presença de grande parte dos produtores brasileiros, sala cheia, lotada, palestras muito bem conduzidas.

A equipe da ANP foi extremamente competente em esclarecer diversos pontos. Outorga de autorizações de construção, ampliação, operação e comercialização, segurança industrial, qualidade, entre outros temas.

De fato o papel das agências não é fácil e temos que reconhecer que a ANP tem se consolidado de forma exemplar, inclusive nas questões do biodiesel.

Lógico que nada disso é por acaso. Nos últimos anos a ANP tem contratado excelentes profissionais que proporcionam o devido embasamento técnico as ações da agência.

Nesse I Seminário, o Engo. Waldyr Barroso foi bastante didático explicando cada etapa das outorgas de autorizações para plantas de biodiesel, bem como a introdução do tema de segurança operacional das fábricas (tema abordado com bastante detalhe pelo Pedro Lemmers). Leandro Farias enfatizou a questão da qualidade do biodiesel, outro tema que a ANP vem levando muito a sério. De fato, recentemente, o laboratório que coordeno na UFRJ (Greentec) foi vistoriado por dois profissionais de primeiríssima linha, Alexandre Duarte e Jackson Albuquerque. Mais do que uma vistoria, ambos proporcionaram um excelente aprendizado para toda a equipe. Colaboração importantíssima da ANP.

Alexandre Camacho, sempre tranqüilo e claro nas explicações, abordou o tema das alterações previstas na Resolução 25/2008. Nesse momento, ficou explícita a transparência da agência em trazer para a comunidade do biodiesel a discussão dos impactos em algumas alterações relevantes.

Certamente os produtores presentes saíram todos saciados e mais confiantes num programa que, sem dúvida conta com o apoio da agência. Algumas exigências que, no passado, pareciam exageradas e chatas trouxeram um grande incremento na qualidade e no sucesso do PNPB. Sem essas ações talvez não teria sido possível termos o B5 já em 2010. Essa é a ANP que todos queremos ver!

Donato Aranda

Catálogo do biodiesel 2010



Deixe o seu comentário