Textos

Marco Regulatório dos Biocombustíveis: fundamental para a consolidação da liderança brasileira

// 19 abril 2011 // 1 Comentário » // Biodiesel, Energia renovável, Programa nacional

Há mais de um ano atrás, escrevi em meu blog o texto “Admirável Biocombustível Novo”, numa referência a Aldous Huxley e seu “Brave New World”. O que aconteceu de lá para cá no mundo dos novos biocombustíveis? Geograficamente, o Brasil ocupou a maior parte do espaço das novas inserções nesse tema.

Apenas para citar alguns exemplos, a Vale criou a empresa Vale Energia Limpa, que aposta na rota termoquímica (em parceria com o grupo europeu SGC), pensando em grandes plantas a partir de bagaço de cana e, eventualmente, dendê.

Continue lendo…

Recursos para pesquisa em biodiesel não podem parar

// 19 abril 2011 // Sem comentários » // Pesquisas

No início de outubro foi realizado em Belo Horizonte o 4º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, juntamente com o 7º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos e Gorduras. Neste ano, novo recorde. Mais de 1.200 trabalhos nas diversas áreas: armazenagem, co-produtos, agrícola e produção de biodiesel, da qual fui um dos coordenadores. Trata-se de um número impressionante. Nos diversos eventos de química e engenharia química de que participo, não me lembro de ter visto um tema como o biodiesel atrair tantos trabalhos de pesquisa.

Continue lendo…

ANP orienta manuseio e armazenagem de blends diesel-biodiesel

// 26 janeiro 2011 // 1 Comentário » // Biodiesel

Blend diesel - biodiesel

Blend diesel - biodiesel

Com apoio de vários representantes do governo, representantes das universidades e do mercado de combustíveis, inclusive dos produtores de biodiesel, a ANP está organizando um manual de manuseio e armazenamento de diesel B (que contém atualmente 5% de biodiesel). A seguir, destacarei os principais pontos desse manual, que possui suma importância para que o programa do biodiesel brasileiro siga crescendo sem ruídos e interpretações errôneas.

Continue lendo…

Ácidos Graxos: co-produtos que podem valer mais que o biodiesel

// 30 setembro 2010 // 1 Comentário » // Biodiesel

Em textos anteriores, escrevi sobre a importância e mesmo oportunidade de investimento em plantas de purificação de glicerina. Equipamentos que são hoje bem mais baratos do que no passado e que viabilizam não apenas a comercialização da glicerina destilada em si, mas que abrem portas para inúmeros produtos derivados desta.

Continue lendo…

Empurrãozinho para a gliceroquímica industrial

// 30 maio 2010 // Sem comentários » // Biodiesel, Usinas

Apontado como um grande problema pelo excesso de produção inerente ao biodiesel, a glicerina passou, pelo menos nos EUA, a ser um insumo procurado com certa voracidade.

Continue lendo…

Lições do Setor Norte-Americano de Biodiesel

// 29 março 2010 // Sem comentários » // Biodiesel, Internacional

Revista BiodieselBR nº15

Revista BiodieselBR nº15

Não é apenas no Brasil que os trâmites entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal demoram pelo menos alguns meses. No dia 9 de dezembro de 2009, por 241 votos a 181, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou a renovação por mais cinco anos do crédito fiscal para o biodiesel, que veio a expirar em 31 de dezembro de 2009. Todavia, culpando as longas discussões causadas pela nova lei da saúde (Health Care Reform), o Senado americano ainda não votou a extensão do benefício. Continue lendo…

Pré-sal renovável II

// 08 dezembro 2009 // 1 Comentário » // Energia renovável

por José Trein / UFRJ

Na primeira parte do artigo propus um cálculo que não é, e nem pretende ser, absoluto, antes disso, é um convite ao leitor para refletir sobre as possibilidades e potencialidades de nosso país com relação aos biocombustíveis. Porém, se as promessas do “Pré-Sal Renovável” são animadoras, trazem também consigo grandes desafios. Continue lendo…

Pré-sal renovável

// 30 novembro 2009 // 2 Comentários » // Energia renovável

Pré-sal renovável

Uma das grandes vantagens de estar ensinando na Universidade é que se aprende tanto ou mais do que se ensina. José Trein é um aluno de engenharia química da UFRJ daqueles que fazem a gente ter a certeza de que o Brasil de nossos filhos será melhor que o atual. Veremos a seguir um de seus textos bem interessantes. Na próxima semana (quando ocorre a Conferência de Copenhague) teremos mais textos desse assunto.

PRÉ-SAL RENOVÁVEL
por José Trein / UFRJ Continue lendo…

Palmas para a Palma

// 24 novembro 2009 // 1 Comentário » // Matéria-prima

Palmas para a palma

Palmas para a palma

Recentemente, no meu blog, tenho escrito sobre várias oleaginosas. Dediquei um texto inteiro ao caso da soja, em que afirmei que não se trata da melhor alternativa, mas que muitos aspectos positivos merecem destaque. Após minha participação em Aracaju (SE) no 1º Encontro Nacional da Moringa (Enam), destaquei algumas vantagens dessa opção. E em outro texto, mencionei que em palestras e seminários recebo com muita freqüência perguntas do tipo: “Professor, se o senhor tivesse dinheiro para investir na produção de matérias-primas para biodiesel, qual seria a sua opção?” Continue lendo…

ANP aperfeiçoa relação com produtores de biodiesel

// 30 outubro 2009 // Sem comentários » // Biodiesel, Usinas

ANPDepois de uma maratona de viagens e congressos, incluindo os da semana passada (Congresso de P & D em Petróleo e Gás – Fortaleza e a Conferência BiodieselBR – Curitiba) participei na ANP do I Seminário para Produtores de Biodiesel.

O evento foi um sucesso. Presença de grande parte dos produtores brasileiros, sala cheia, lotada, palestras muito bem conduzidas.

A equipe da ANP foi extremamente competente em esclarecer diversos pontos. Outorga de autorizações de construção, ampliação, operação e comercialização, segurança industrial, qualidade, entre outros temas.

Continue lendo…