Revista BiodieselBR

Por Univaldo Vedana
Ovelhas e pinhão-manso 2

A Bioauto em Nova Mutum no Mato Grosso, que já plantou em área própria 1.400 hectares de pinhão-manso, e até o final deste ano aumentará em mais 3.400 hectares, utiliza a ovelha para ajudar no controle da brachiária. A empresa também está fomentando o plantio de pinhão-manso junto aos pequenos agricultores da região, fornecendo mudas e sementes e garantindo a compra da produção. Até o momento são 500 hectares plantados por pequenos agricultores de forma integrada com o apoio da empresa.

Duas são as vantagens desse consórcio:

* Redução de custos com mão de obra na capina;

* Produção de carne.

Até começar a produção de pinhão-manso a área fornece alimento para as ovelhas, que termina produzindo carnes para o homem. Ou seja, sem as ovelhas a empresa estaria carregando por dois ou três anos os custos de manutenção aumentando o saldo devedor a ser pago com o pinhão-manso. Com esse consórcio o ponto de equilíbrio do business plan pode ser atingido mais rapidamente.
Ovelhas e pinhão-manso



Manual de Biodiesel Guia do Biodiesel Mapa do Biodiesel

3 Comentários para “Ovelhas com pinhão-manso”  

  1. 1 Maria conceição de melo jacinto

    TENHO OBSERVADO OS VÁRIOS ESTUDOS DO GOVERNO EM RELAÇÃO AS DIVERSASS OLEGIOGENOSAS PARA A CAPTAÇÃO O BIODIESEL E COM ISTO POLUIIR MENOS NOSSO
    PLANETA , MAS COMO TUDO DEPENDE DE UM A VEBA AQUI OU ALI AS COISAS VÃO SENDO ENPURRADAS PELAS TABLAS, TUDO QUE SE PLANTA NO BRASIL DÁ DESDE A EPOCA DOS MEUS AVOS, ENTÃO ESTA FALTANDO INTERESSE EM MEKHORAR A QUALIDADE DE VIDA DO MENOR PRODUTOR?

  2. 2 Almir Monteiro

    O uso de agricultura consorciada é muito importante, principalmente na produção de plantas oleaginosas, no caso da jatropha Curcas pode-se muito bem consorciar com maracujá, gramineas rasteiras, pepino, melancia, etc, sempre respeitando o espaçamento 6,0 x 2,0 onde foram obtidos bons resultados.
    Um dos fatores limitante para o pinhão manso é sombreamento, por isso as plantas consorciadas devem ter pequeno porte. No caso de animais, o carneiro tem o hábito alimentar que não interfere no cultivo do pinhão.

  3. 3 Nelio Souto

    Tá.
    E suponhamos que eu seja dono de uma pequena propriedade rural no interior de Minas e queira plantar pinhão-manso. O governo tem algum plano de amparo ao pequeno (minúsculo) produtor? Se custa pouco, beneficia e ainda gera energia, por que não subsidiar?
    Ao governo não interessa ao menos saber da minha existência, senão pelo voto. Sim, por que pelo senso é possível que eu não exsita, já que não me lembro de ter sido abordado por nenhum funcionário do IBGE nos últimos 15 anos. Será que existo?
    Quanto à SADA, “de quanto precisa pra plantar pinhão-manso”?
    O BNDES tem.
    “Assim caminha a humanidade.Com passos de formiga e sem vontade.”

Deixe seu comentário


Chegou a revista BiodieselBR

Boletim de Notícias

Receba as novidades do biodiesel em seu e-mail:

Email:

Nome:

Categories



Manual de Biodiesel

Guia do Biodiesel

Mapa do Biodiesel


Assine