Massey Ferguson e Valtra autorizam B100 em seus tratores

// 05 dezembro 2006 // Biodiesel

AGCO

Vocês se lembram que Scania foi a primeira empresa a garantir a utilização de biodiesel puro (B100) em seus motores, e falávamos que esta seria a primeira empresa de muitas que viriam.

Pois então, em comunicado oficial do grupo AGCO, a SisuDiesel, braço da empresa adquirida em 2004, que fornece os motores para as marcas Massey Ferguson e Valtra (também do grupo AGCO), autoriza a utilização de B100 nos tratores com os motores Tier 0 Valmet, Tier 1 e Tier 2.

Nas palavras do presidente e CEO do grupo AGCO, Martin Richenhagen:

Nós vemos o biodiesel como um produto onde todos se beneficiam, fazendeiros, meio ambiente e nossos produtos. Mesmo com baixas misturas de biodiesel temos redução no atrito, no custo de manutenção e aumento da vida útil dos equipamentos, enquanto ajudamos o meio ambiente e desenvolvemos novos mercados para nossos consumidores.

Assim como foi com a Scania, isso serve apenas para o biodiesel no padrão europeu EN 14214 e americano ASTM D6751. Aqui no Brasil quem utilizar nas suas máquinas mais que 5% de biodiesel junto com o diesel perde a garantia. Para aqueles com tratores Massey Ferguson, B5 está garantido, para mais detalhes veja o elegante mini-site da massey.

É realmente uma pena vermos os testes e as autorizações acontecendo na Europa e EUA enquanto aqui no Brasil as empresas não estão se adiantando. Algumas até querendo frear os testes. É verdade que não se encontra mais que B2 pelo Brasil, mas a iniciativa deve também partir dos fabricantes de veículos, para que o percentual de biodiesel exigido por lei aumente. Se ajudar o meio ambiente não é suficiente, pensem no ganho de imagem: “Empresa X é a primeira no Brasil a garantir 100% de biodiesel”. Ou B20 já está ótimo.

Catálogo do biodiesel 2010



8 Comentários em “Massey Ferguson e Valtra autorizam B100 em seus tratores”

  1. Ricardo disse:

    Resumindo: liberou B100 em alguns motores, mas não na norma brasileira!
    Portanto temos que colocar a norma brasileira nos padões internacionais para rodarmos com porcentagem maior!

    Ricardo

  2. MisterX disse:

    Será que o Brasil, não tem capacidade e qualificação para fazer o produto dentro das normas internacionais,ou querem que a norma Europeia e Americana, que já devem ter sido registradas, sejam aqui implantadas, Coitado do povinho vai ter que pagar “Royalts”, do produto que cultivou, desenvolveu, registrou, e os Bam,Bam,Bam, só autorizam até o B5, Coitado do Brasil, a alegria do pobre dura pouco.
    Com certeza o nosso Biodiesel não presta, mas se for para pagarem R$ 0,35 por litro, como o alcool que levam, o produto é de ótima qualidade.

  3. Eduardo disse:

    Não que o Brasil não tenha capacidade, mas antes de implementarmos o B100 ou qualquer outro percentual acima de B2, o governo tem que definir algumas regra básicas para fabricação e comercialização do Bio Diesel.
    É possível fazer o Bio Diesel em várias bases (soja, mamona, sebo animal, etc.), porém as especificações (propriedades) devem ser muito bem controladas para que não tenhamos problemas com os veículos.
    Ao contrário do que todos imaginam, para o meio ambiente este combustível pode ser maléfico no sentido de emissões de poluentes, justamente por não termos as propriedades do combustível com o nível de controle devidamente estipulado.
    Estaremos evitando o consumo de recursos naturais, porém estaremos emitindo uma carga de NOx muito maior.
    Com relação ao comentário do CEO de que a durabilidade aumenta com o uso do Bio Diesel, não é exata simples assim. Novamente caimos na questão da base em que é produzido o Bio Diesel e do controle de suas propriedades. Um exemplo típico, o Bio Diesel a base de mamona, possui características de lubricidade muito baixa, o que inviabiliza a utilização de B100 devido ao auto desgaste por atrito dos componentes do sistema de injeção de combustível.
    O assunto Bio Diesel não pode ser tratado de maneira simplista, uma vez que envolve várias organizações (privadas e governamentais), onde o maior prejudicado será o cliente final, isto é, o consumidor…

  4. mateus camargo cunha disse:

    olha eu so mecanico e no meu ponto d vista a valtra é a melhor de todas,agora com essa nova modificaçaõ vai ficar ainda melho eu so apaixonado pelo bh180 nossa ele n da dor d cabeça é 100% de aproveitamento,parabens valtra vc saõ os melhor.
    …..se possil me manda uma camiseta….obrigado

  5. Wilhian disse:

    Nada mais justo do que utilizar biodiesel nas máquinas e equipamentos que são necessários para sua propria produção. Agora, a tecnologia empregada deve ser bem estudada para nao quebrarem a cara com a escolha errada.

    Abraços,
    Wilhian

  6. julio disse:

    A TODOS AÌ Ò : O MELHOR TRATOR
    DO BRASIL È MASSEY FERGUSON… e não se fala mais nisso.

  7. Carlos Polaco Rodrigues da Costa disse:

    Éo mesmo que comparar Scania com Volvo,assim como a Scania a Massey tem mais força,mais comforto,mais modelos,maior durabilidade por isso vende muito mais

  8. sidney ferraresi disse:

    a massey vive hoje em funçao do trator 275 d mil novecentos e bolinha ;

Deixe o seu comentário

Login